Expansão urbana com 323 hectares na zona Sul, com setor para parque ambiental, será a próxima a ser regulamentada em Joinville. O projeto da prefeitura chegou na Câmara de Vereadores nesta terça-feira e será analisado no ano que vem, já que o Legislativo iniciou o recesso. A expansão foi criada na revisão do Plano Diretor, concluída em 2023, mas é necessária nova lei detalhando as regras de utilização dos espaços. As duas maiores expansões, Proteção da Paisagem Campestre, com 4,5 mil hectares, e Sul (3,2 mil hectares) já tiveram regulamentação aprovada.

Continua depois da publicidade

Expansão Rio Velho tem previsão de parque

A expansão Rio Velho, localizada em área rural vizinha aos bairros Paranaguamirim, Ulysses Guimarães e Jarivatuba, terá dois setores, com diferentes zoneamentos. O setor de integração criativa, com 110 hectares, terá parque ambiental e de lazer, no entorno das lagoas da antiga estação de tratamento de esgoto, já desativada.

A proposta é de criação de parque com 500 mil metros quadrados, com decks, trilhas, playground, estacionamento, sanitários, pistas para caminhadas, calçadas, entre outros equipamentos. Atividades da economia criativa serão permitidas. O setor de integração mista ficará com 213 hectares, com integração do comércio, serviço e indústria com as moradias e equipamentos comunitários.

Onde ficam as duas expansões na região do Paranaguamirim