publicidade

Saavedra

Em Araquari

Fórum Parlamentar Catarinense deve se reunir para debater investimentos federais no Norte

Compartilhe

Por Saavedra
16/05/2019 - 11h00 - Atualizada em: 16/05/2019 - 11h00

Na sexta (17) pela manhã, o Fórum Parlamentar Catarinense se reúne na Câmara de Araquari para debater investimentos federais na região Norte. Além de deputados federais e senadores, serão convidados prefeitos, vereadores, empresários, entre outros. Na pauta, estará a duplicação da BR-280, a retomada das obras do campus da UFSC na BR-101, os contornos ferroviários de Joinville e de São Francisco do Sul e o processo de concessão do Aeroporto de Joinville. 

Onde construir

Ex-diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Richard Harrison afirmou nesta quarta-feira (15) na Câmara que a cidade vai precisar de uma nova área caso queria construir novos estabelecimentos prisionais: na área na zona Sul, onde estão instalados o presídio e a penitenciária, não seria mais possível novas construções por causa da cota 40 nos espaços remanescentes.

Precisa contratar

O vereador fez a abordagem após manifestação do juiz João Marcos Buch na Câmara – o magistrado fez relato sobre a superlotação no presídio. O magistrado responsável pela execução penal em Joinville também fez um alerta sobre a situação da nova cadeia feminina, em fase final de construção: há risco de o estabelecimento não entrar em operação em outubro, quando ficará pronto, se não for feita a contratação de pessoal.

Futuro da SC-108

A visita desta quinta-feira (16) de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional será decisiva para a liberação dos R$ 3,3 milhões solicitados para a recuperação da SC-108, em Guaramirim. As chuvas de fevereiro provocaram o desmoronamento de trecho da rodovia estadual.

Uma possibilidade

Há desconfiança de um pessoal de que caso Rodrigo Coelho venha a deixar o PSB, seu futuro será o PR do senador Jorginho Mello. O deputado federal e os vereadores do partido assinaram carta aberta nesta semana repudiando a dissolução da executiva estadual, em sinal de descontentamento com a cúpula nacional. Mas Coelho nunca abordou publicamente que poderia mudar de legenda.

Vida com vida

Uma declaração do coordenador da SC Transplantes reforça a importância de formalizar em vida a condição de doador de órgãos. “Basta em um momento informal, num almoço ou jantar com a família, comunicar que é doador. São 14 anos de experiência e nunca conheci uma família que tivesse negado doação de um indivíduo que tivesse avisado”, disse Joel de Andrade, em reportagem publicada nos jornais da NSC. 

Incentivo à adoção

É justamente esse o objetivo central do movimento A Vida Com Vida, lançado pela NSC: incentivar a formalização junto à família de ser o doador, afinal, cabe aos familiares a decisão final sobre a doação nos casos de morte encefálica. É um dos méritos da campanha, salvar vidas a partir de um simples comunicado. 

Mais implantes

O secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, encara a campanha como bem-vinda. “Apoiamos porque salva vidas. E estamos trabalhando para aumentar as doações”, afirma Jean, lembrando também que a estrutura para transplantes no Hospital São José, desde profissionais de saúde, centro cirúrgico, insumos e leitos, tem capacidade para realizar ainda mais transplantes, só precisa de mais doações.

Em silêncio

Em visita a Granada ( Espanha), onde está conhecendo monumentos como o castelo de Alhambra – Ninfo König diz que não anda se manifestando sobre a eleição de 2020 porque “em boca fechada não entra mosca”. Cotado para concorrer a prefeito em bloco a ser montado por Gelson Merisio, o empresário e vereador prefere não entrar em dividida. “O futuro a Deus pertence”.  

Colombo

Em viagem pelo Planalto Norte, o ex-governador Raimundo Colombo tomou café com Fabio Dalonso, após pernoite em Joinville. Colombo se informou sobre o quadro eleitoral na cidade. Com Udo, com quem teve relação próxima durante o mandato, não houve contato. 

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade