Joinville continua com a frota de veículos crescendo mais rápido do que a população. Nas comparações entre os censos de 2010 e 2022 (prévia), a cidade ganhou 103 mil moradores. Pelos dados do Detran/SC, o número de carros, motos, caminhões e ônibus da cidade aumentou em 166 mil unidades no mesmo período. Proporcionalmente, o avanço da frota é ainda mais expressivo: 58% contra 20% da população no período. O fenômeno se repetiu na década anterior, com mais intensidade.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em situação observada em outras cidades do País, a motorização em Joinville teve arrancada nos anos 2000. A cidade que tinha 3,1 veículos por habitante passou a contar 1,8 unidade por morador em um intervalo de apenas dez anos. A frota mais do que dobrou em 2000 e 2010, um avanço proporcional que não se repetiria nos anos seguintes, ainda que o crescimento continuasse em patamar alto.

Com a atualização de 2023, Joinville tem atualmente 455 mil veículos. A maioria, 73%, é de carros e caminhonetes. A frota de automóveis, se computada isoladamente, é a 21ª maior do País, conforme a Senatran. Se forem levados em com todas as modalidades de veículos, Joinville fica em 24º lugar no ranking nacional. A cidade de Santa Catarina tem a 34ª maior população do País.

Quais as principais causas de mortes em Joinville

Continua depois da publicidade

Novo modelo do transporte coletivo de Joinville tem desafio no subsídio

De olho em 2024, MDB de Joinville mantém deputado na presidência municipal

Contratação de organizações sociais na saúde em Joinville perde “ímpeto”

Convênio das obras do Mathias será prorrogado por dois anos e vai precisar de outra ampliação

Projeto para drenagem de R$ 300 mi em Joinville é contratado; obra continua sem previsão