A aprovação “sem restrição” do convênio de R$ 100 milhões com o governo federal deixa a prefeitura de Joinville com chance de iniciar a implantação do binário entre as ruas Monsenhor Gercino e Florianópolis, na zona Sul em 2026. A proposta já havia sido selecionada pelo PAC Seleções e teve avaliação do convênio concluída pela Caixa. A próxima etapa será a assinatura do contrato.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
A prefeitura está concluindo os projetos do binário, uma proposta antiga para a mobilidade no Sul de Joinville, em sugestão do início dos anos 2000. O governo Adriano Silva chegou a apresentar o binário, mas recuou após relatório de vereadores cobrar melhorias nas vias antes de implantação da mudança. Após a conclusão dos projetos, será a vez da licitação para as obras.
O plano é de rua Monsenhor Gercino ficar com o trânsito no sentido Centro-bairro, em mão única, me segmento de 4,2 km entre as ruas Santa Catarina e Elpídio Lemos, no entorno do terminal de ônibus do Itaum. A Florianópolis faz o sentido contrário, entre as ruas Agulhas Negras e General Rondon, perto do cruzamento com a avenida Procópio Gomes.
As duas ruas terão corredores exclusivos de ônibus. Para os ciclistas, a proposta é instalar passeio compartilhado com pedestres na Monsenhor Gercino e instalar ciclofaixa na Florianópolis. Quase metade dos recursos do binário será usada no recapeamento das pistas e a instalação de concreto em pontos de parada dos ônibus.
Continua depois da publicidade





