O governador Jorginho Mello assina nesta terça-feira o protocolo de intenção para a compra de terreno para futura ampliação da Maternidade Darcy Vargas e do Hospital Municipal São José. O imóvel fica perto da maternidade e do hospital, no bairro Anita Garibaldi. Como a área também poderá ser usada por hospital municipal, a assinatura terá participação do prefeito Adriano Silva, em evento a ser realizado na prefeitura, no final da tarde.

Continua depois da publicidade

O terreno a ser comprado pelo governo do Estado já vinha sendo avaliado pela direção da maternidade, para expansão. A área da atual edificação, inaugurada em 1947, recebeu novas construções, mas não há como ser ampliada. Nas tratativas entre o governo do Estado e a prefeitura, a possibilidade de novos espaços para o hospital municipal foi incluída. O São José também não tem área disponível para ampliações no atual imóvel.

O governo de Santa Catarina e a prefeitura de Joinville formaram grupo de trabalho em outubro para discutir a estadualização do São José, demanda antiga da cidade. Os trabalhos estão na fase inicial, sem previsão de prazo de conclusão. A despesa anual do hospital está em R$ 371 milhões, com a prefeitura se encarregando de fatia em torno de 75%. Além da maternidade, o Estado mantém os hospitais Regional e Infantil em Joinville.