A mobilização Cada Voto Conta estima o potencial de Joinville em eleger seis deputados estaduais e quatro federais com base eleitoral na cidade, nas eleições de 2026. O foco principal da mobilização liderada pelas entidades empresariais Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL e pela OAB Joinville é valorização do voto, com reflexos também na representatividade.

Continua depois da publicidade

O patamar de seis deputados estaduais e quatro federais eleitos não tem paralelo em eleições recentes na cidade – a mobilização em defesa da valorização do voto é justamente para tentar aumentar a representatividade da cidade na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. A disputa com resultado mais próximo foi a de 1998, quando Joinville elegeu cinco estaduais (Adelor Vieira, Francisco de Assis, Jaime Duarte, João Rosa e Nilson Gonçalves) e dois federais (Carlito Merss e Eni Voltolini, mas contou com um terceiro nome, José Carlos Vieira, durante dois anos da legislatura, como suplente em exercício de mandato).

Após a disputa de 1998, Joinville teve a eleição de três deputados estaduais com base eleitoral na cidade por pleito. Houve momentos em que a bancada foi maior, devido à posse de suplentes. Desde o início de 2024, são quatro efetivos porque Maurício Peixer assumiu o cargo de forma definitiva, formando a bancada com Fernando Krelling, Matheus Cadorin e Sargento Lima.

Para a Câmara dos Deputados, houve eleições nas quais três parlamentares com base em Joinville foram eleitos, como em 2018, por exemplo. No entanto, na última disputa, em 2022, apenas Zé Trovão conseguiu vaga. Joinville tem 425 mil eleitores, quantitativo que a Cada Voto Conta acredita em ampliação, com incentivo ao alistamento de jovens e de quem se mudou para a cidade, mas ainda não transferiu o título.

Continua depois da publicidade