Joinville tem uma média de aplicação de duas multas por dia por descumprimento de regras sobre uso de ciclovias e ciclofaixas. São infrações em quem transita com carros ou motos, por exemplo, nas vias exclusivas para ciclistas e estaciona ou para sobre as vias. Foram 734 multas no ano, até o final de novembro.

Continua depois da publicidade

O registro de 2025 já supera ao observado no ano passado, quando foram 659 infrações, mas ainda não alcança o patamar de 2022 e 2023, quando foram mais de mil notificações anuais em Joinville por desrespeito às vias de ciclistas. Em 2025, a infração mais comum, nesse quesito, foi estacionar sobre ciclovias ou ciclofaixas, com 300 notificações.

Em atualização até o final do ano passado, Joinville tem 278 quilômetros de vias para ciclistas, com a maior extensão, 219 quilômetros, por meio de ciclofaixas. O restante se divide em ciclovias, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. Conforme os dados da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, são 106 quilômetros a mais em comparação com seis anos atrás.

Continua depois da publicidade