Após a abertura de cinco vagas em hospital privado no fim de semana passado, agora foi a vez de a rede pública ativar mais quatro leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Joinville. Neste momento, são 94 vagas de tratamento intensivo para pacientes com coronavírus. A ampliação no Hospital Municipal São José vai continuar nos próximos dias. A demanda tem aumentado: há duas semanas, eram 54 pessoas internadas por causa da Covid-19 (em UTIs e enfermarias); agora são 118.

Continua depois da publicidade

> Até quando Joinville e região podem permanecer no risco “gravíssimo”

> Por que Joinville e região voltaram para o risco “gravíssimo”

> SC tem 13 das 16 regiões em risco gravíssimo para coronavírus

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

Nas UTIs de Joinville, a taxa de ocupação está em 94%, com apenas seis leitos, portanto, disponíveis. O cálculo leva em conta os 64 pacientes já com diagnóstico confirmado e os 16 que aguardam o resultado, também em atendimento. As oito pessoas que foram internadas nas UTIs com suspeita, posteriormente descartada, de coronavírus também são levadas em conta no índice. Nas enfermarias dos hospitais, são 54 pacientes internados com Covid-19, além de outros 46 aguardando o resultado dos exames ou já com diagnóstico negativo, mas ainda em atendimento.

Na próxima semana, novas medidas serão anunciadas pela prefeitura de Joinville para tentar a redução da transmissão do coronavírus, motivo da alta de novos casos e, consequentemente, de internações. Com as 367 confirmações divulgadas nesta sexta-feira, Joinville chegou a 2.003 novos casos nos últimos sete dias, em alta que não era registrada desde agosto.