Assim como ocorreu nas pesquisas anteriores, a cobertura da rede de esgoto foi o principal fator para Joinville não avançar no Ranking do Saneamento 2025, divulgado nesta terça-feira pelo Trata Brasil. A cidade inclusive perdeu uma posição em relação ao levantamento anterior e agora ocupa a 75ª posição entre os 100 municípios pesquisados (são as cidades mais populosas do País).

Continua depois da publicidade

Os mananciais de Joinville

O ranking é montado com base em dados de 2023, apurados junto ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), do Ministério das Cidades. Nos indicadores referentes ao esgoto, a média entre as 100 cidades fica em coleta de esgoto fica em 77% e tratamento em 65%. Joinville aparece com 34% nas duas situações. Os dados envolvendo rede de esgoto tem maior peso no levantamento.

Um dos destaques de Joinville foram os investimentos em saneamento. O gasto foi de R$ 225 anuais per capita, em média dos últimos cinco anos do ranking (2019-2023). O desempenho da cidade superou a média dos 20 melhores municípios no quesito, de R$ 176. O atendimento de água em Joinville chega a quase 98% da população, conforme o ranking.

A Águas de Joinville afirma que 50,6% das unidades consumidoras da cidade contam com cobertura de esgoto, em dado de 2025. Nessa metodologia, é cobertura aponta quantas unidades com rede de água contam com rede. A médio prazo, até 2028, a meta é alcançar o índice de 70%. Pelo marco do saneamento, Joinville terá de chegar a 90% de cobertura até 2033.

Parque ao lado de rio vai preservar o que ainda resta de antigo porto em SC

Continua depois da publicidade