A menor procura pelos testes é o motivo apontado pela Secretaria de Saúde de Joinville para explicar a queda na testagem para coronavírus em outubro. Pelos dados atualizados diariamente pela prefeitura de Joinville, foram realizados 15,5 mil testes para coronavírus no mês passado, incluindo os exames feitos nas redes pública e privada. Em setembro, foram 21,2 mil diagnósticos para Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Risco de volta para “grave” na matriz leva Joinville a suspender novas flexibilizações

> Volta às aulas em Joinville: servidores descartam greve e cobram testagem em massa

Desde o início da pandemia, Joinville realizou 100,6 mil testes, com 23,4 mil casos confirmados – 22,4 mil são considerados curados. A cidade registrou 372 mortes por causa do coronavírus. No final de setembro, a testagem em Joinville entrou em nova fase com a oferta de testes rápidos para todos os interessados.

O acesso ao diagnóstico deve ser feito por meio de agendamento pelo site da prefeitura. Os testes rápidos já vinham sendo aplicados, mas havia limitações. Nesta nova etapa, os testes estão abertos a quem quiser fazer. Os testes rápidos são para pessoas assintomáticas (sem sintomas). As pessoas com sintomas passam pelos testes PCR, aplicados nas unidades de saúde.

Continua depois da publicidade