nsc
nsc

A longo prazo

Joinville precisa se preparar para contar, no futuro, com um milhão de habitantes, diz Adriano

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
06/08/2022 - 09h34
Última estimativa do IBGE apontou Joinville com 605 mil habitantes
Última estimativa do IBGE apontou Joinville com 605 mil habitantes (Foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

A preparação para uma cidade com um milhão de habitantes está nos planos a longo prazo da prefeitura de Joinville. Em apresentação nesta semana, realizada na Acij, o prefeito Adriano Silva citou a necessidade de avanço da rede pública de educação, como uma das medidas necessárias. “Algum dia vamos chegar lá e teremos que estar preparados”, afirmou o prefeito, sem arriscar uma data de quando Joinville poderá alcançar a marca.

> Na Acij, Adriano Silva volta a defender outro modelo de gestão em hospital

​​​​​​​>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A hipótese de Joinville vir a contar com um milhão de moradores é uma discussão se arrasta há anos na cidade, sem consenso. A questão citada por Adriano foi o planejamento de construção de 31 novos centros de educação infantil nos próximos anos, em prazo indeterminado. A demanda da educação, assim como da saúde, assistência social e lazer, está prevista em levantamento concluído pela prefeitura neste ano. O estudo é um mapeamento dos equipamentos públicos necessários para as próximas duas décadas.

A estimativa do estudo aponta Joinville com 822 mil habitantes em 2041. O horizonte foi escolhido por se tratar de duas décadas a partir de 2021. Atualmente, a cidade tem 604 mil habitantes e é possível, com base no crescimento de domicílios, que o Censo 2022 aponte um número maior de moradores. Pelas estimativas baseadas nas tendências dos censos de 2000 e 2010, a marca de um milhão poderia ser alcançada no início da década de 2050.

Estabilização

No entanto, o próprio Censo 2022 deve apontar uma nova tendência, o que levará à revisão de estimativas. Também há a previsão de que a população do País se estabilize por volta de 2040, antes, portanto, de Joinville alcançar a marca de 1 milhão de moradores. Nesse caso, o alcance do patamar vai depender da migração. Ou seja, a questão ainda é uma incógnita.

> Plantio de mais palmeiras em alameda de Joinville aguarda laudos

> MP quer incentivar em Joinville a contratação de jovens em situação de vulnerabilidade

> Compra de próteses em Joinville tem quatro editais seguidos sem interessados

> Para prefeitura de Joinville, há redução no número de pessoas em situação de rua

> Lei de Joinville sobre linguagem neutra é inconstitucional, decide Justiça

> Ex-prefeito de Joinville consegue anulação de votação da Câmara sobre contas

> Adriano Silva veta projeto contra passaporte da vacina em Joinville

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas