Uma das próximas flexibilizações em Joinville, a ser adotada provavelmente nesta semana, será a liberação de horários de bares, restaurantes e lanchonetes, sem restrição. Pelo atual decreto para o setor, em vigor desde o final de setembro, o intervalo autorizado é entre 6h e 23h. Depois desse período, clientes já presentes nos estabelecimentos podem permanecer no local por mais uma hora, mas novos consumidores não podem entrar.
Continua depois da publicidade
> Volta às aulas em Joinville: assembleia de servidores marca paralisação para o dia da retomada
> Volta às aulas em Joinville: como será o retorno presencial dos alunos
A limitação de 50% de ocupação máxima da lotação será mantida, em medida aplicada aos demais estabelecimentos comerciais e espaços abertos ao atendimento ao público. Eventual novo decreto deve sair entre terça e quarta.
A flexibilização nos horários vai ocorrer em momento no qual Joinville e região estão em risco “alto” para pandemia, conforme matriz do governo do Estado. Há duas semanas, a classificação era maior gravidade, de risco “grave”. Antes do decreto do final de setembro, os bares só podiam funcionar entre as 6h e 22h entre segundas e sábado, com limitação até às 15h nos domingos. No pico da pandemia na cidade, os estabelecimentos tinham de fechar às 20h.
Continua depois da publicidade
Futuras alterações em medidas de prevenção ao coronavírus só devem ocorrer em Joinville após novo recuo na matriz, o que é improvável a curto prazo. A própria secretaria municipal de Saúde tem alegado que a principal prioridade e maior desafio é evitar o agravamento da pandemia e a consequente classificação de risco mais grave.