A possibilidade de retomada dos eventos em Joinville, ainda em análise, terá uma alteração fundamental: a autorização será baseada na capacidade de lotação no local e não mais no número de pessoas conforme o ambiente (se fechado ou público). Os estudos da Secretaria de Saúde de Joinville devem ser concluídos até o início da próxima semana, com possibilidade de liberação já neste começo de outubro.
Continua depois da publicidade
> Joinville aumenta capacidade de atendimento em restaurantes e libera parques aquáticos
> Estado registra mais cinco mortes de moradores de Joinville por coronavírus
Até então, a previsão da secretaria era de liberar os eventos com até 100 pessoas em locais fechados ou com 250 participantes em espaços abertos. No entanto, a avaliação é de que tais contingentes podem ser a lotação máxima de determinados ambientes, o que facilita a aglomeração. Dessa forma, a alternativa em estudo prevê a imposição de lotação parcial. No caso dos bares e restaurantes, por exemplo, o limite hoje em Joinville é de 50%. Ainda não está definido qual seria o índice de lotação para os eventos.
Os mesmos estudos contemplam a possibilidade de liberação de cinemas, teatros e casas noturnas, também com atividades suspensas. Os levantamentos estão sendo realizados porque Joinville e região deixaram a situação “gravíssima” na classificação de risco do governo do Estado. Neste momento, o nível é “grave”. Além disso, o governo estadual publicou portarias com regras para as flexibilizações conforme a gravidade na matriz de risco.
Continua depois da publicidade