Joinville está se aproximando da marca de 40 km de corredores de ônibus. Neste ano, a via exclusiva para o transporte coletivo entrou em operação na rua Urussanga, no binário com a Procópio Gomes. A próxima expansão de grande porte de corredores de ônibus será com a implantação do binário das ruas Florianópolis com Monsenhor Gercino, em fase de preparação e ainda sem data para início das obras. Joinville tem atualmente 37 km de faixas para os ônibus.

Continua depois da publicidade

Após a instalação de via na avenida JK, Joinville começou a ampliar os corredores de ônibus nas últimas duas décadas. A retomada começou pela João Colin, em 2007. A retirada das vagas de estacionamento foi motivo de polêmica, com queixas de comerciantes. O corredor foi mantido, com mais ruas sendo incluídas nos anos seguintes. A via exclusiva na Nove de Março concentrou o tráfego dos ônibus em uma só rua, retirando a passagem por outras vias da área central.

A expansão, no entanto, ainda está distante da meta do Plano de Mobilidade, em vigor desde 2015: a diretriz é para alcançar 80 km até 2030. Há dez anos, Joinville tinha 14 km de corredores. As vias exclusivas são apontadas como uma das estratégias para o maior uso do transporte coletivo. As multas por “invasão” das faixas dos ônibus por outros veículos chegaram a 13 mil registros no ano passado, em Joinville.

Continua depois da publicidade