Joinville tem cinco áreas de expansão urbana (AEU) à espera de regulamentação. São expansões já criadas, mas que ainda precisam de leis específicas sobre atividades permitidas, entre outras regras de utilização, para se efetivarem. Os projetos de lei estão em preparação pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, para envio para a Câmara de Vereadores. As duas maiores expansões, Proteção da Paisagem Campestre, com 4,5 mil hectares, e Sul (3,2 mil hectares) já foram regulamentadas – o projeto de lei envolvendo a Sul aguarda sanção do Executivo.

Continua depois da publicidade

Confira mapas

Três das cinco expansões no aguardo por regulamentação tiveram análise pelo Conselho da Cidade. Na Oeste, a proposta é contar com dois setores de zoneamento. Em um deles, será possível a instalação de atividades industriais, tecnológicas, culturais, de lazer, comércio, serviço e residência, entre outras.

O outro setor proposto na expansão Oeste é de área urbana de desenvolvimento econômico, liberando a instalação de parques de inovação tecnológica, formação profissional, atividades culturais e de lazer. Os lotes mínimos serão de 1,5 mil metros quadrados.

Para a expansão Espinheiros, a proposta é de área urbana de paisagem náutica, descrita como “regiões de adensamento controlado, com predomínio de atividades residenciais, gastronômicas, turismo, atividades náuticas e de lazer”. A expansão fica às margens da baía da Babitonga. A expansão Estrada Palmeira fica em região rural junto à BR-101 e o Rio Bonito, com limites ao Norte com Garuva.

A proposta de regulamentação divide a expansão em dois setores. No setor de adensamento controlado, o perfil é de maior ocupação residencial, com permissão também para comércios, serviços e indústrias. O outro setor é de desenvolvimento misto, com lotes mínimos de 1,5 mil metros quadrados, sem residências multifamiliares, o que deve incentivar a instalação de empresas. As outras duas expansões na fila, Rio Velho e Paranaguamirim, ainda não tiveram anteprojeto levado ao Conselho da Cidade.

Continua depois da publicidade

A lista de expansões à espera da regulamentação

Espinheiros (230 hectares)

Oeste (714 hectares)

Estrada Palmeiras (258 hectares)

Rio Velho (80 hectares)

Paranaguamirim (759 hectares)