O planejamento do próximo concurso da prefeitura de Joinville avalia a possibilidade de oferta de mais de 700 vagas na educação, além da formação do cadastro de reserva para o setor. As diretrizes para o certame fazem parte do termo do contrato da Secretaria de Educação de Joinville assinado neste mês, contratação de instituto para a realização do concurso. Não há data definida para lançamento do edital – o prazo do contrato é de 11 meses, prorrogáveis. A tendência é de realização do certame em 2026.
Continua depois da publicidade
A previsão é de oferta de 773 vagas, com mais 294 para formação de cadastro de reserva. Entre as vagas diretas, são 300 para auxiliar de educador, 323 para professor (educação infantil e ensino fundamental) e 150 para auxiliar de desenvolvimento (infanto-juvenil). No contrato com o instituto que vai realizar o concurso, a secretaria apontou os motivos da necessidade de abertura de vagas.
Em 2023, a prefeitura abriu concurso para a educação, com 300 vagas imediatas e 889 para o cadastro de reserva. No total, portanto, 1.189 oportunidades. “No entanto, mesmo com esse quantitativo expressivo, a demanda por profissionais na área educacional ainda não foi plenamente atendida”, alegou a secretaria. Também foram apresentados dados de saída de servidores (aposentadorias, exonerações a pedido etc.) e de projeção de quantos servidores vão se aposentar em curto prazo.

