A prefeitura de Joinville pretende contratar empresa para plantio em “larga escala” de mudas de grande porte. Neste momento, o edital de licitação está em preparação. Também está nos planos a contratação de inventário arbóreo urbano, um mapeamento da arborização que será utilizado o planejamento de futuras ações. As iniciativas foram comunicadas ao Ministério Público de Santa Catarina. O procedimento, aberto após representação, apura se não há omissão em arborização de passeios públicos. O trabalho da 14ª Promotoria de Justiça, iniciado em junho, continua em andamento.
Continua depois da publicidade
No final do mês passado, o MP solicitou à prefeitura atualização sobre os processos de licitação para as mudas de grande porte e o inventário das árvores. Na resposta anterior, o município havia informado que a política para o setor acompanha o Plano Municipal de Arborização Urbana, em vigor desde 2022. Há programas complementares, com o “Adote uma Árvore” e de compensação ambiental.
Houve citação de exemplos de transplante de grande porte, geralmente por causa de obras, como três árvores transferidas da duplicação da rua Ottokar Doerffel. Nos últimos dois anos, conforme informado ao MP, foram plantadas e/ou doadas 2,7 mil árvores jovens e adultas. Entre outros investimentos citados, estão os viveiros de mudas e o plantio de árvores em vasos em locais onde há restrições, como redes subterrâneas.

