Após dois meses de resultados negativos, com fechamento de 1,8 mil vagas, Joinville voltou a registrar saldo positivo no mercado formal de trabalho, com a criação de 1.142 empregos no mês passado. Os dados de setembro do Caged foram divulgados na tarde desta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho.
Continua depois da publicidade
Apesar da reação no mês passado, Joinville está distante de repetir a mesma performance do ano passado nos postos de trabalho com carteira assinada. Em 2025, até setembro, a cidade abriu 7 mil empregos, no acumulado do ano. No mesmo período do ano passado, foram 12,8 mil novas vagas. O setor de serviços teve o melhor resultado em setembro em Joinville, com saldo de mais de mil contratações sobre as demissões. No ano, são 4,1 mil.
No entanto, a indústria registrou nova queda, com 313 vagas fechadas. Nos últimos três meses, o setor industrial da cidade perdeu 1,6 mil empregos. A redução começou a ser observada no momento de queda das exportações para os Estados Unidos por causa da ampliação das tarifas imposta pelo governo americano. No acumulado do ano, o saldo do emprego na indústria ainda é positivo, com ampliação do mercado em quase 700 postos de trabalho.
 
				 
                                    