A prefeitura de Joinville vai receber doação de US$ 4 milhões (R$ 22 milhões) do BID para atividades educacionais com alunos migrantes. Os repasses do banco atendem cidades com pelo menos 5% de matrículas de estudantes de outros países, conforme o município. Em Joinville, 5,1% dos estudantes da rede municipal de ensino nasceram em outros países. São 4.116 alunos, conforme dados da Secretaria de Educação.

Continua depois da publicidade

Entre as atividades já desenvolvidas para os alunos vindos de outros países, estão as aulas de português. Outras ações serão desenvolvidas. O plano de trabalho com o repasse do BID ainda será definido. O programa é chamado de Inclusão Educacional de Estudantes Migrantes no Município de Joinville. O repasse foi autorizado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), ligada ao Ministério do Planejamento.

A migração do Exterior para Joinville se intensificou a partir da década passada. Em 2022, conforme o Censo, 8 mil pessoas com origem em outros países residiam em Joinville. A migração continuou nos anos seguintes, com crescimento do número.

Busca por instalação de passarela em rodovia federal em SC tem abaixo-assinado

Joinville ganha posição em ranking de maiores cidades do País; confira lista

Continua depois da publicidade

Mudança nos mapas é confirmada e SC “ganha” 490 hectares na divisa com PR

Qual a população de Joinville em 2025

Cidade do Litoral Norte de SC decreta situação de emergência

Ministério aprova estudos para novas concessões de rodovias em SC; confira quais lotes

Após acordo em Balneário Camboriú, Joinville quer avaliação sobre estadualização de hospital