Os limites foram alterados e a mudança nos mapas de Santa Catarina e Paraná está valendo, com o território catarinense ampliado em 490 hectares. A efetivação das novas divisas entre os Estados foi informada na divulgação das estimativas de população, projetadas pelo IBGE: Garuva ganhou 67 moradores por causa da incorporação da área de quase 5 quilômetros quadrados. A cidade tem 19.970 moradores, conforme as estimativas do instituto, publicadas nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina ganhou mais área após medições feitas pelo Paraná apontar o equívoco nos mapas, em apuração concluída no início do ano passado. O trabalho foi feito pelo Instituto Água e Terra (IAT), o órgão ambiental estadual do Paraná. Houve alerta de morador. A alegação foi de que os mapas não correspondiam aos marcos físicos instalados no início do século passado.
As balizas foram instaladas entre 1918 e 1919, após o acordo de 1916, que encerrou a disputa judicial entre Santa Catarina e Paraná sobre os limites, as chamadas áreas “contestadas”. A medição, com uso de aparelhos com GPS, constatou a imprecisão ao longo de 28 quilômetros, em linha reta, entre os municípios de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná, e Garuva, Itapoá e Campo Alegre, em Santa Catarina. Os mapas também foram analisados. Os dois Estados entraram em acordo ainda em 2024, com homologação pelo IBGE da nova divisa.
Qual a população de Joinville em 2025
Continua depois da publicidade
Cidade do Litoral Norte de SC decreta situação de emergência
Ministério aprova estudos para novas concessões de rodovias em SC; confira quais lotes
Após acordo em Balneário Camboriú, Joinville quer avaliação sobre estadualização de hospital
Em outro “cenário”, Joinville já teve uso de carvão ativado no tratamento de água
Quais cargas serão movimentadas nos novos portos de SC
SC tem confirmação de anúncio de oitavo porto; investimento pode chegar a R$ 3 bilhões









