A construção do oitavo porto de Santa Catarina foi confirmada nesta segunda-feira, em reunião de diretores da Coamo Agroindustrial Cooperativa com o governador Jorginho Mello, em Florianópolis. O investimento da cooperativa com sede em Campo Mourão (PR) em Itapoá deverá chegar a R$ 3 bilhões, conforme relatado pelo governo do Estado. O empreendimento está em fase de licenciamento. O planejamento começou em anos anteriores. A estimativa é de início das operações em 2030.

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Portos em operação na Babitonga

O terminal terá três berços de atracação. O futuro porto será utilizado para exportações de grãos, importação de fertilizantes e movimentação de combustíveis. A expectativa é de movimentação de 11 milhões de toneladas, em plena operação. A Coamo tem atuação no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No ano passado, a cooperativa faturou R$ 28,8 bilhões.

A cooperativa tem terminais de exportação no porto de Paranaguá. Conforme informado ao governo de Santa Catarina, a estimativa é de que 2 mil trabalhadores sejam contratados para as obras. A operação do terminal deverá contar com mil trabalhadores. A cidade do Litoral Norte do Estado tem o Porto Itapoá em operação desde 2011.

“Eu não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para esse o oitavo porto. É um grande investimento, uma transformação somando com a Baía da Babitonga que nós vamos dragar lá em São Francisco. É uma conquista maiúscula de Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.

“O impacto é muito significativo, Santa Catarina já era o único Estado do Brasil que tinha seis portos, agora nós podemos falar que Santa Catarina vai ter oito portos, porque o sétimo porto catarinense já está em pré-teste, que é o Terminal Graneleiro de Santa Catarina, o TGSC”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

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A dragagem citada pelo governador é do canal externo da baía da Babitonga, com ampliação do calado de 14 para 16 metros. O canal é utilizado no acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá. A obra de R$ 324 milhões tem empresa definida em licitação, com possibilidade de início das obras até o final do ano. Na reunião, foi destacado também a duplicação das SC-416 e 417, de ligação da BR-101 com a região portuária de Itapoá e Litoral do Paraná.

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