Paradas há quase três anos, as obras da duplicação da BR-280 no lote entre Araquari e São Francisco do Sul continuam na dependência de novas licitações para a retomada dos trabalhos. O DNIT informa ter concluído o projeto para a volta da ampliação da rodovia no contorno de São Francisco de Sul e entorno do Instituto Federal Catarinense (Araquari), com estimativa de lançamento do edital até o final do ano. O trecho remanescente do lote 1 deverá ter concorrência para novo projeto publicada entre setembro e outubro. Após a conclusão desse trabalho, as obras poderão ser licitadas. Não há como estimar quando o lote 1 poderá ficar pronto. Os demais lotes da duplicação da BR-280, em Guaramirim e Jaraguá do Sul estão em andamento e devem ser concluídos entre 2026 e 2027.

Continua depois da publicidade

Obras no lote 1 estão paradas

A duplicação do segmento de 36 km que faz a ligação entre a BR-101 e a região do Porto de São Francisco começou em 2018, quatro anos depois dos demais dois lotes. No momento da paralisação das obras, para revisão do projeto, a execução estava em 26% do previsto. Na revisão, o contrato foi considerado inexequível e acabou rescindido. A decisão do DNIT foi dividir o lote, com foco na conclusão das frentes iniciadas, no contorno de São Francisco do Sul e entorno do IFC, na área urbana de Araquari.

Os dois trechos somam quase metade da extensão do lote 1. Para o restante do segmento, a conclusão do DNIT foi de necessidade de novo projeto. Houve expansão urbana de Araquari e o traçado deverá ser alterado. Além disso, obras que ficaram de fora do projeto original, como a travessia do canal do Linguado e a ciclovia de 38 km, por exemplo, serão incluídos no novo projeto. A elaboração, ainda a ser contratada, deve levar um ano.

Mais repasse

A retomada do lote 1 também depende de reforço dos recursos. O montante disponível está sendo usado nos lotes 2.1 (Guaramirim) e 2.2 (contorno de Jaraguá do Sul), em obras – os dois trechos serão concluídos entre 2026 e 2027. Uma nova frente de trabalho vai precisar de complemento no orçamento da União, em mais um desafio para o lote mais complicado da duplicação da BR-280.

Continua depois da publicidade