A possibilidade de travessia por ferryboat entre Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul deverá motivar a retomada da busca da pavimentação da estrada entre as praias Grande e Ervino, em São Francisco do Sul.  A ligação pretendida por meio de embarcação, ainda em fase inicial de estudos, é sobre o canal do Linguado, entre as ruas Djalma Cercal (Barra do Sul) e Itália (Ervino). As duas prefeituras estão tratando o tema com o governo do Estado, sem estimativa ainda de quando o serviço entrará em operação. Mas a questão voltou a ganhar força após o Estado abrir a possibilidade de delegar a operação aos municípios.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A pavimentação da estrada entre o Ervino e a Praia Grande, em São Francisco do Sul, era uma das obras da Costa do Encanto, programa estadual iniciado há quase duas décadas. Era a obra de maior custo do pacote, com estimativa de R$ 48 milhões, em valores da época. A pavimentação inclusive fez parte do Plano de Desenvolvimento Regional, de 2012.

A ligação de 20 km, entre a orla e o Parque Estadual Acaraí, seria uma alternativa de acesso a São Francisco do Sul – a BR-280 é o único acesso rodoviário à ilha. No entanto, para a estrada ser usada como via para São Francisco, é necessária a ligação com a Barra do Sul, seja por ponte ou ferryboat.

A via entre o Ervino e a Praia Grande foi incluída no estudo ambiental para regularizar as obras da Costa do Encanto, em fase de contratação pelo governo do Estado, em atendimento de ação judicial apresentada pelo Ministério Público Federal. A decisão inclui as pavimentações não iniciadas, como a estrada em São Francisco do Sul. A prefeitura da cidade quer repasse do Estado para as obras como contrapartida pela criação do Parque Estadual Acaraí, que ocupa área de 6,6 mil hectares no município.

Instalação de gramado sintético em estádio de SC terá repasse de R$ 5 milhões

Continua depois da publicidade

Qual será a etapa mais complexa na construção da Ponte Joinville, com quase 1 km

Dois indicadores mostram salto do setor de serviços em Joinville na década

Em “recado”, ministro defende mais concessões de estradas em SC

Além do visual: por que Ponte de Guaratuba terá segmento estaiado

Rodovias federais de SC entram em portaria sobre concessões

Dragagem de canal de portos e alargamento de praias em SC tem “largada” de prazos para obras