A assinatura do contrato da dragagem do canal externo do canal externo da baía da Babitonga deu início aos prazos para início das obras. São até 90 dias, contados a partir da semana passada, para a conclusão do projeto executivo, com mais 30 dias para análise e 30 dias para a mobilização para os trabalhos. Como nem todos os períodos precisam ser utilizados – podem ser antecipados – há a expectativa de que a dragagem possa iniciar ainda em 2025. Após o início das obras, serão mais 13 meses até a conclusão.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
O contrato foi assinado depois da definição da empresa vencedora da licitação, em certame realizado pelo Porto de São Francisco do Sul. O custo de R$ 324 milhões será bancado pelo Porto Itapoá, em antecipação de futuros pagamentos de tarifas portuárias. Serão removidos 12,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal usado pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá. O aumento do calado de 14 para 16 metros vai permitir cargueiros maiores e mais carregados.
Em torno de 6,4 milhões de metros cúbicos da areia a ser dragada no canal serão usadas no alargamento das praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar. O objetivo é recuperar a linha da orla de 1979. A prefeitura de Itapoá considera a recomposição como o maior alargamento já licenciado no País. Em um exemplo, o volume de areia será quase três veze maior do que o utilizado na praia de Balneário Camboriú.
Aprovado projeto dos dois andares a mais em setores de 18 bairros de Joinville; confira mapa
Continua depois da publicidade
Como vão ficar os acessos da Ponte de Guaratuba; vídeo mostra como será o percurso
Ponte “curva” em SC terá investimento de R$ 23 milhões nos acessos; edital é lançado
Casa em enxaimel em Joinville será sede de instituto
Prefeitura de Joinville quer leiloar onze imóveis; prédio no Centro está na lista
Futura concessão de estádio e ginásio em SC terá avaliação de três estudos de modelagem














