Imagens divulgadas nesta semana pelo consórcio contratado para a construção da Ponte de Guaratuba mostram como vão ficar os acessos à nova ligação sobre Guaratuba e Matinhos. O material exibe como vão ficar as rodovias, ciclovias, rotatórias, áreas de pedestres e paisagismo (confira vídeo e fotos abaixo). Nesta quarta-feira, o governo do Paraná informou a conclusão da instalação das estacas marítimas.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O acesso no lado de Guaratuba em obras tem 940 metros de extensão. Do lado de Matinhos, são 880 metros. A extensão de todo o segmento em obras incluindo a ponte, chegará a 3,07 km. Conforme divulgado pelo governo do Paraná, há previsão de movimentação de 200 mil metros cúbicos na terraplanagem, entre escavação e aterro, e execução de 50 mil metros quadrados de camadas de pavimentação, que abrangem reforço de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.

Pelo lado de Guaratuba, há rotatória para acesso ao Centro da cidade e à praia de Caieiras. No acesso principal, estão sendo executadas as contenções no morro. A construção da Ponte de Guaratuba tem 70% de execução e previsão de entrega da ponte em abril de 2026.

Até 500 toneladas

A ponte tem 64 estacas marítimas. A primeira delas foi concretada em maio de 2024 e a última estaca marítima foi finalizada nesta semana. São 24 estacas no trecho estaiado da ponte, onde está o vão livre de 160 metros, por onde as embarcações vão passar.  Segundo informações do governo do Paraná, cada estaca tem diâmetros que variam entre 1,80 m e 2,20 m, com comprimento entre 20 e 50 metros. O peso em média é de 350 toneladas, podendo chegar a 500 toneladas.

Ponte “curva” em SC terá investimento de R$ 23 milhões nos acessos; edital é lançado

Continua depois da publicidade

Casa em enxaimel em Joinville será sede de instituto

Prefeitura de Joinville quer leiloar onze imóveis; prédio no Centro está na lista

Futura concessão de estádio e ginásio em SC terá avaliação de três estudos de modelagem

Quando deve ficar pronta ponte de quase 1 km em construção em SC

SC, RS, PR e MS vão estudar traçado de ferrovia comum entre os Estados

Dois trapiches com cais flutuante em SC, com alargamento de praia, têm pedido de cessão de área