A casa em enxaimel da Ottokar Doerffel, perto da BR-101, será a sede do Instituto Pró-Memória Suíça de Joinville. O projeto de cessão do imóvel à entidade foi enviado nesta semana pela prefeitura à Câmara de Vereadores. O imóvel é doação de empresa no final da década passada, que fez a transferência para o atual local e reforma da edificação construída com a técnica enxaimel. Em 2022, a prefeitura tentou a concessão do imóvel para a iniciativa, para uso comercial, mas não houve interessados.
Continua depois da publicidade
O Instituto Pró-Memória Suíça tem foco em reforçar as relações com a cidade-irmã Schaffhausen, cidade suíça de onde também partiram migrantes para Joinville. O objetivo é “promover reconhecimento da história da imigração suíça na cidade de Joinville, bem como os seus desdobramentos e reflexos na atualidade”.
No plano de trabalho, estão previstas atividades a curto, médio e longo prazos (mais de cinco anos). Na lista, está a realização de exposições, palestras, pesquisas e distribuição de material de divulgação. O desenvolvimento de produtos sobre o tema, a realização de eventos anuais, com exposição de livros e fotografias relacionadas à história da imigração suíça também estão mapeados. A transformação do local em ponto turístico e de pesquisa sobre a cultura de Joinville e Schaffhausen faz parte do planejamento.
Prefeitura de Joinville quer leiloar onze imóveis; prédio no Centro está na lista
Futura concessão de estádio e ginásio em SC terá avaliação de três estudos de modelagem
Continua depois da publicidade
Quando deve ficar pronta ponte de quase 1 km em construção em SC
SC, RS, PR e MS vão estudar traçado de ferrovia comum entre os Estados
Dois trapiches com cais flutuante em SC, com alargamento de praia, têm pedido de cessão de área
Qual o tamanho do avanço das receitas da prefeitura de Joinville
Projeto para acabar com lei dos postes pintados de laranja em Joinville não foi adiante