Apresentado em março, o projeto da prefeitura de Joinville sobre a cor dos postes dos radares não andou na Câmara de Vereadores. A proposta de acabar com a obrigatoriedade da cor laranja está na Comissão de Constituição e Justiça desde o protocolo. Não há previsão de quando a tramitação será retomada.

Continua depois da publicidade

O projeto quer a revogação de lei de 2002 sobre a obrigatoriedade de uso da cor laranja em postes com radares de fiscalização eletrônica do trânsito de Joinville. A alegação da prefeitura é de que a competência de legislar sobre o trânsito cabe ao governo federal. A revogação foi solicitada base em parecer do Conselho Estadual de Trânsito, a pedido do Detrans. A anulação será uma forma de “dar segurança jurídica aos atos da autoridade de trânsito municipal”, conforme a prefeitura.

No mesmo projeto, também é proposta a revogação de lei de 2006, com determinação de sinalização horizontal, com indicação de velocidade máxima. A pintura na rua tem que ser feita a pelo menos 300 metros de distância dos radares. A motivação da prefeitura é a mesma da regra da cor dos postes, de que não é competência dos municípios legislar sobre o tema.

Relatório faz mapeamento de novos cadastros de pessoas de situação de rua em Joinville

Perto da reforma, com edital de R$ 16 milhões, ginásio em Joinville foi cogitado para demolição

Continua depois da publicidade

Interditado em SC, viaduto “mesa de sinuca” passa por monitoramento para reforma

Primeira das três rampas de ponte de quase 1 km em SC começa a ser concretada

Fechado há mais de uma década, tradicional ginásio de Joinville tem edital lançado para reforma

Construção de área de escape de quase 500 metros em SC terá novo edital

Anunciado há dois anos, novo modelo de transporte coletivo em Joinville ainda aguarda licitação