Em amostra dos meses de maio e junho (os dados de julho estão em fase de fechamento), foram registrados 305 novos cadastros de pessoas em situação de rua em Joinville. São pessoas que foram contatadas pela primeira vez pelo serviço de abordagem contratado pela prefeitura no final de 2025. Os dados foram apresentados na semana passada pelo Instituto Amor Incondicional (Aminc) na Câmara de Vereadores, em prestação de contas sobre o atendimento de pessoas em situação de rua. A abordagem coleta informações sobre a pessoa e faz o encaminhamento, se houver concordância, para a rede de atendimento, com escolha do equipamento conforme a demanda (Centro Pop, Restaurante Popular, casa de passagem. Cepat etc.)
Continua depois da publicidade
Nos dois meses do relatório apresentado aos vereadores, as equipes do instituto contratado pela prefeitura abordaram 620 pessoas nas ruas (o número de abordagens chegou perto de 1,4 mil porque há quem é abordado mais de uma vez). Entre as pessoas contatadas, foram feitos 305 novos cadastros porque a abordagem foi realizada pela primeira vez. Desse grupo, 34,4% tinham origem em Santa Catarina, incluindo Joinville.
Os registros apontaram 105 pessoas de Santa Catarina nos novos cadastros, sendo 53 de Joinville. No ranking dos Estados de origem de quem foi abordado pela primeira vez, liderado por SC com quase 35%, o segundo lugar é do Paraná, com 18,3%, seguido por São Paulo (7,8%) e Rio Grande do Sul (4,9).
Assim, os Estados da região Sul e São Paulo foram a origem de quase 66% dos novos cadastros de pessoas em situação de rua nos meses de maio e junho. As demais unidades da federação e o Exterior, com parcela de 16%, foram a origem das pessoas em situação de rua abordadas pela primeira vez.
Perto da reforma, com edital de R$ 16 milhões, ginásio em Joinville foi cogitado para demolição
Continua depois da publicidade
Interditado em SC, viaduto “mesa de sinuca” passa por monitoramento para reforma
Primeira das três rampas de ponte de quase 1 km em SC começa a ser concretada
Fechado há mais de uma década, tradicional ginásio de Joinville tem edital lançado para reforma
Construção de área de escape de quase 500 metros em SC terá novo edital
Anunciado há dois anos, novo modelo de transporte coletivo em Joinville ainda aguarda licitação
SC contrata projetos e estudos para definir investimentos em porto