O viaduto interditado em São Francisco do Sul está passando por nova avaliação para definir como será a restauração. Conforme informado pelo DNIT, equipe de engenheiros contratada pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária, com sede em Brasília, esteve no local para novo monitoramento da construção. O viaduto na SC-415 foi interditado há quase um mês devido aos danos provocado na estrutura após acidente. Há desvio do trânsito no local. A estrada faz a ligação entre a BR-280 e a região das praias de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O DNIT está atuando no local, uma rodovia estadual, porque a viaduto faz parte do futuro contorno ferroviário de São Francisco do Sul. As obras estão paradas desde 2011 e a estrutura sobre a estrada não foi concluída. O DNIT chegou a lançar o edital para a retomada das obras, em 2023, mas cancelou a concorrência. Nova licitação está sendo preparada. O contorno vai retirar a passagem dos trens de carga da área urbana da cidade. O viaduto ficou conhecido, de forma irônica, como “maior mesa de sinuca do mundo”.

O viaduto teve a instalação de deflectômetros nos pilares. Os aparelhos estão sendo usados para acompanhamento de eventuais deformações durante sete dias. Os equipamentos também avaliam capacidade de carga. Os resultados serão usados, conforme o DNIT, no projeto de recuperação do viaduto, já encaminhada por meio de contratação emergencial. Laudo preliminar apontou a viabilidade do reparo. A Coordenadoria Regional de Infraestrutura Norte, unidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura, defendeu a demolição.

Primeira das três rampas de ponte de quase 1 km em SC começa a ser concretada

Continua depois da publicidade

Fechado há mais de uma década, tradicional ginásio de Joinville tem edital lançado para reforma

Construção de área de escape de quase 500 metros em SC terá novo edital

Anunciado há dois anos, novo modelo de transporte coletivo em Joinville ainda aguarda licitação

SC contrata projetos e estudos para definir investimentos em porto

Cidade do litoral de SC inicia dragagem emergencial, com contratação “inédita”

Novo “acesso” ao mar em cidade de SC fica pronto em novembro

Proposta de novo binário em Joinville passa por licenciamento