Em nova etapa preparatória, a prefeitura de Joinville teve a liberação ambiental para a implantação do binário entre as ruas Monsenhor Gercino e Florianópolis, na zona Sul. A autorização, emitida nesta semana, foi por meio de dispensa (declaração de atividade não constante). No momento, ainda não há cronograma para implantação da mudança no trânsito. Ou seja, não há como estimar quando a alteração será adotada.
Continua depois da publicidade
No binário pretendido, a rua Monsenhor Gercino faz o sentido Centro-bairro, no segmento entre as ruas Santa Catarina e a Elpídio Lemos, nas imediações do terminal de ônibus do Itaum. A Florianópolis faz o sentido contrário, com mão única bairro-Centro entre as ruas Agulhas Negras e General Rondon. Simulações da prefeitura apontaram redução média de 30% nos deslocamentos, em divulgação em 2023, quando a proposta foi apresentada.
Em pesquisa pela internet, 82% dos participantes se manifestaram favoráveis ao binário. No entanto, a prefeitura recuou após relatório de comissão formada por vereadores recomendar série de investimentos nas duas vias e no entorno. Requalificação, drenagem, iluminação, melhor sinalização em cruzamentos com ferrovia, recuperação de calçadas, entre outras obras e serviços foram propostos.
Continua depois da publicidade
Por que trecho de duplicação em SC, perto de ponte, está recebendo cercas de tela
Cachorros-do-mato Otto e Francisca vão continuar em parque zoobotânico em SC
Rotatividade no mercado de trabalho cresce em Joinville
Por que trânsito de Joinville terá balanças móveis e lombadas portáteis
Frutos do mar são atração em festival de gastronomia na “praia” de Joinville



