Os cachorros-do-mato Otto e Francisca vão permanecer no Parque Zoobotânico de Joinville, onde estão morando desde o final do ano passado, após resgate na zona rural. O Ministério Público de Santa Catarina abriu procedimento no final de junho para apurar se os animais, por serem silvestres, tinham possibilidade de volta ao habitat natural ou mesmo a um santuário (refúgio). Os laudos técnicos apontaram que os cachorros-do-mato estão em condições adequadas e já habituados ao contato humano, o que prejudicaria a eventual readaptação ao meio natural.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
Os dois cachorros-do-mato foram resgatados ainda filhotes, com menos de 30 dias, sem a mãe, em outubro do ano passado. Otto e Francisca são irmãos. Após passarem por atendimento em clínica veterinária, os dois foram levados em dezembro para o zoobotânico, após autorização do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Conforme relato pela prefeitura, os animais foram colocados em recinto com outro cachorro-do-mato, para adaptação. A reintrodução na vida livre foi considerada difícil pelo tempo em que ficaram sob cuidados humanos. Em junho, houve a divulgação sobre os novos moradores.
Em manifestação sobre os cachorros-do-mato, a Secretaria de Meio Ambiente citou o histórico de atendimento e os cuidados com os animais. Foi informado que Otto e Francisca tem comportamento dócil e dependência do contato humano. Em avaliação feita no zoobotânico, em solicitação do MP, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), foram apuradas as condições de atendimento veterinário, alimentação, situação dos recintos e comportamento dos animais.
O relatório apontou a boa condição de saúde dos animais, sem comportamento estereotipados e em recintos adequados, conforme as normas do Ibama. Na questão da reintrodução ao habitat, foi citada a justificativa do IMA na autorização para permanência no Zoobotânico, de habituação ao contato humano. Após receber a avaliação, a 21ª Promotoria de Justiça de Joinville enviou ofício com solicitação de recomendação de colocação de vegetação rasteira e disponibilidade de troncos e árvores de pequeno porte no recinto onde Otto e Francisc vão permanecer.
Rotatividade no mercado de trabalho cresce em Joinville
Continua depois da publicidade
Por que trânsito de Joinville terá balanças móveis e lombadas portáteis
Frutos do mar são atração em festival de gastronomia na “praia” de Joinville
Dragagem portuária de mais de R$ 300 milhões em SC está mais perto de começar
Trem entre Porto Alegre e Gramado tem anúncio no RS; quais os planos para novas ferrovias em SC
Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 70%; duplicação em SC aumenta “expectativa”
Quais cidades criaram mais empregos com carteira assinada em SC no primeiro semestre




