O plano para a construção de ferrovia entre Porto Alegre e Gramado utiliza o modelo de autorização, previsto no marco legal do setor, criado por lei federal em 2021. Na semana passada, o governador Eduardo Leite anunciou a autorização para a implantação e operação da conexão entre as duas cidades. A estimativa é que o transporte de passageiros comece em sete anos. A autorização de novas ferrovias também está nos planos do governo de Santa Catarina, embora ainda sem previsão de quando as operações poderão começar. Nesse caso, o foco é o transporte de cargas para portos.

Continua depois da publicidade

Ferrovia cruza Joinville

A ferrovia entre Porto Alegre e Gramado terá duas vias férreas (uma para cada sentido), em trajeto que poderá ser feito em uma hora. O percurso no transporte de passageiros vai passar por 19 cidades. A composição poderá transportar entre 220 e 300 passageiros, com possibilidade de formação de comboio com dois trens. O contrato de adesão será por 99 anos, o máximo permitido pelo marco legal.

Os investimentos no empreendimento serão de R$ 4,5 bilhões, em montante a ser bancado pela iniciativa privada. As próximas etapas serão de licenciamento ambiental e conclusão do projeto de engenharia. As obras devem começar em 2028, com operação a partir do segundo semestre de 2032, conforme o cronograma.

Em Santa Catarina, o foco é a conclusão dos projetos de implantação de ferrovias entre Chapecó e Correia Pinto e entre Araquari/Guaramirim e Navegantes. Nos dois casos, o objetivo é ampliar a capacidade de movimentação de cargas para os portos. O governo está apresentando os empreendimentos a investidores, mas ainda não há modelagem definida para a concessão. Há plano de mais projetos, como a ligação com o Porto Itapoá.

Em outra frente, o governo estadual manifestou interesse em ficar com a gestão de ferrovias da Malha Sul sem utilização na concessão. Com a transferência, se efetivada, os ramais serão oferecidos à iniciativa privada. A cessão ainda está em fase de tratativas com o Ministério dos Transportes e ANTT.

Continua depois da publicidade

Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 70%; duplicação em SC aumenta “expectativa”

Quais cidades criaram mais empregos com carteira assinada em SC no primeiro semestre

Primeira etapa de parque ao lado de rio em Joinville tem novo prazo para ficar pronta

Rota de 40 km para porto e litoral será duplicada em concreto em SC

Qual a rota sugerida para futuro ferryboat entre duas cidades do litoral de SC; confira mapa

Robôs de universidade poderão ser usados em operações de resgate e salvamento em Joinville

Joinville busca R$ 20 milhões para novo parque