A possibilidade de conclusão da licitação nos próximos dias mantém a estimativa de início do aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga ainda neste ano, até novembro. O trabalho deverá ter duração de dez meses. A dragagem do acesso usado pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá é uma das obras de infraestrutura portuária mais esperada do complexo portuário da Babitonga. A ampliação do calado de 14 para 16 metros vai permitir a passagem de cargueiros de maior porte e mais carregados, além de abrir a chance de rotas internacionais começarem o roteiro pelo País pela Babitonga.
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A dragagem vai permitir ainda o alargamento de praias em Itapoá, em uma das maiores obras de recomposição costeira do Brasil, em volume de sedimentos: em torno da metade dos 12 milhões de metros cúbicos de areia a serem removidos do fundo do mar, metade será depositada nas praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar.
Cada metro a mais de calado pode permitir entre 800 e mil contêineres a mais por navio. Como serão dois metros de ampliação, cada cargueiro poderá ter até 2 mil contêineres a mais, ampliando a capacidade de movimentação de cargas. No caso do Porto Itapoá, o potencial é para dobrar o movimento. Para o Porto de São Francisco do Sul, a principal vantagem será a economia de custos na navegação do canal por causa da redução no número de manobras necessárias.
O aprofundamento do canal, com alargamento das praias em Itapoá, teve edital com valor de R$ 324 milhões. Os recursos serão bancados pelo Porto Itapoá, em montante a ser quitado futuramente por meio de tarifas portuárias pagas pelo terminal privado ao Porto de São Francisco do Sul, a autoridade portuária do complexo. A modelagem de parceria é inédita no País.
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