O alargamento de praias em Itapoá, com possibilidade de começar até o final do ano, vai contemplar oito quilômetros da orla.  A maior parte do trecho será contínuo, mas a ampliação também terá segmentos. São 6,4 milhões de sedimentos a serem depositados nas praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar. Em exemplos, o alargamento da praia de Balneário Camboriú, concluído em 2021, recebeu 2,2 milhões de metros cúbicos. Em Matinhos (PR), as praias receberam 3 milhões de metros cúbicos.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A areia para a orla de Itapoá virá da dragagem do canal externo da baía da Babitonga, aprofundamento que permitirá a passagem de cargueiros de maior porte. O calado vai passar de 14 para 16 metros. O total a ser dragado passa de 12 milhões de metros cúbicos. O que não for depositado nas praias, será levado para área de descarte no oceano. A licitação teve anúncio de empresa vencedora e a obra de R$ 324 milhões aguarda a assinatura do contrato.

O objetivo do alargamento, considerado o maior do País pela prefeitura de Itapoá, é recuperar a linha costeira de 1979. A obra foi dividida em setores, com metragens diferentes de recomposição da orla: conforme o local, a variação fica entre 30 e 186 metros. Uma metragem “extra” está prevista por causa das perdas após acomodação da areia nas praias.

A draga fará retirada da areia no canal externo – que será também alargado, além de aprofundado – e, a partir de um ponto próximo da costa, usará tubulação para levar os sedimentos até a orla. Parte dos sedimentos será depositada em banco de areia submerso próximo da costa, como contenção: a formação ajuda a reduzir a intensidade das ondas na chegada às praias.

As praias a serem alargadas vão contar com passarelas, trilhas e cercas para proteção das dunas a serem formadas com a intervenção. Serão quatro passarelas ao longo dos 8 km. As estruturas terão 20 metros de comprimento, com instalação após a orla receber a areia. As trilhas serão para acesso às praias, com cordas instaladas em postes (pontaletes). Serão 3,7 mil pontaletes e 14,6 km de cordas, para 68 trilhas.

Continua depois da publicidade

Dragagem para portos e alargamento de praias maior do que obra em Balneário Camboriú define empresa em SC

Por que trecho de duplicação em SC, perto de ponte, está recebendo cercas de tela

Cachorros-do-mato Otto e Francisca vão continuar em parque zoobotânico em SC

Rotatividade no mercado de trabalho cresce em Joinville

Por que trânsito de Joinville terá balanças móveis e lombadas portáteis

Frutos do mar são atração em festival de gastronomia na “praia” de Joinville

Dragagem portuária de mais de R$ 300 milhões em SC está mais perto de começar