A licitação para o aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga, usado no acesso aos portos de São Francisco do Sul, teve definição de empresa vencedora. Com a obra, o calado será ampliado de 14 para 16 metros, permitindo a passagem de cargueiros de maior porte, de até 366 metros de comprimento. Parte dos sedimentos a serem removidos do fundo do mar será usada no alargamento de praias em Itapoá. A concorrência foi realizada pelo Porto de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O valor da proposta vencedora, da empresa Jan de Nul foi de R$ 324 milhões. A próxima etapa será a assinatura do contrato. Na fase seguinte, será a vez de elaboração do projeto executivo, em até 90 dias. Há prazo também de 30 dias para mobilização, antes do início da operação. A execução do aprofundamento terá 13 meses para a execução. A expectativa é de que a dragagem possa começar ainda neste ano.

Serão removidos 12,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos, com 6,4 milhões sendo utilizados no alargamento das praias de Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Princesa do Mar em Itapoá. A prefeitura da cidade litorânea aponta a recomposição da orla como a maior já licenciada no País.  Em uma comparação, o alargamento da praia em Balneário Camboriú, utilizou 2,2 milhões de metros cúbicos. Assim, a ampliação da orla em Itapoá terá volume quase três vezes maior. A obra, concluída em 2021, teve a participação da Jan de Nul, por meio de consórcio.

O custo da dragagem do canal externo da Babitonga será bancado pelo Porto Itapoá, em montante a ser quitado nos próximos anos por meio de tarifas portuárias pagas pelo terminal privado. A modelagem de parceria privada é inédita no País. O uso de material de dragagem portuária em alargamento de praia também será inédito.

Por que trecho de duplicação em SC, perto de ponte, está recebendo cercas de tela

Continua depois da publicidade

Cachorros-do-mato Otto e Francisca vão continuar em parque zoobotânico em SC

Rotatividade no mercado de trabalho cresce em Joinville

Por que trânsito de Joinville terá balanças móveis e lombadas portáteis

Frutos do mar são atração em festival de gastronomia na “praia” de Joinville

Dragagem portuária de mais de R$ 300 milhões em SC está mais perto de começar

Trem entre Porto Alegre e Gramado tem anúncio no RS; quais os planos para novas ferrovias em SC