A dragagem emergencial em canal de acesso ao mar foi iniciada nesta semana em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte do Estado. Agora, são duas dragas em atuação na cidade litorânea – o outro equipamento está em operação desde o ano passado, em espaço mais limitado. A prefeitura de Barra do Sul decretou situação de emergência em maio no canal de acesso ao mar, na região da boca da barra. Em iniciativa inédita na cidade, a contratação do serviço foi baseada em lei estadual.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A dragagem emergencial está sendo realizada sendo custo porque foi contratada com base em dispositivo de lei estadual em vigor desde o início do ano: o “pagamento” pelas dragagens emergenciais pode ser feito com os sedimentos a serem retirados – o material removido por ser comercializado. É a primeira vez em que a prefeitura recorre à lei estadual. Parte da areia a ser removida será usada na recomposição da orla em trechos mais afetados pela erosão costeira.

O canal é usado por embarcações de pesca artesanal e de turismo. No início do mês, Barra do Sul publicou novo decreto de emergência. Desta vez, por causa dos estragos provocados pela ressaca no mar. A solicitou R$ 1 milhão ao governo do Estado para intervenções emergenciais de contenção.

Prefeitura de Joinville vai contratar empresa para demolições

Novo “acesso” ao mar em cidade de SC fica pronto em novembro

Continua depois da publicidade

Proposta de novo binário em Joinville passa por licenciamento

Volume de areia em novo alargamento em SC será quase três vezes maior do que obra em Balneário Camboriú

Dragagem para portos e alargamento de praias maior do que obra em Balneário Camboriú define empresa em SC

Por que trecho de duplicação em SC, perto de ponte, está recebendo cercas de tela

Cachorros-do-mato Otto e Francisca vão continuar em parque zoobotânico em SC