O futuro do Porto de Laguna, com mapeamento dos investimentos em infraestrutura, teve duas etapas nesta semana. A Secretaria de Estado da Infraestrutura concluiu a licitação para a contratação de projetos básicos de dragagem, remodelagem dos molhes e derrocagem (remoção de rochas), entre outros estudos para o terminal do Sul do Estado. Também foi lançada pelo governo do Estado a concorrência para o projeto executivo da dragagem do canal de navegação. A partir dos resultados dos trabalhos, serão definidas quais as obras necessárias, com avaliação do custo/benefício dos investimentos.

Continua depois da publicidade

Confira imagens dos portos de Itapoá e São Francisco do Sul

Administrado pela SCPar, o Porto de Laguna fica a 10 km da BR-101. Com área de 270 mil metros quadrados, apenas 40 mil são utilizadas, como terminal pesqueiro. O cais para atracação tem 300 metros de comprimento. A licitação já concluída é para os projetos básicos de derrocagem de pedras submersas, dragagem de aprofundamento e remodelagem dos molhes.

Os estudos terão de contemplar definição sobre embarcações, prospecção das estruturas subaquáticas, análise dos molhes e definição de custos das obras, entre outros. A concorrência em andamento é para a contratação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo de dragagem do canal de navegação. O objetivo é a “completa readequação do acesso aos berços pelo canal do porto”.

Cidade do litoral de SC inicia dragagem emergencial, com contratação “inédita”

Prefeitura de Joinville vai contratar empresa para demolições

Continua depois da publicidade

Novo “acesso” ao mar em cidade de SC fica pronto em novembro

Proposta de novo binário em Joinville passa por licenciamento

Volume de areia em novo alargamento em SC será quase três vezes maior do que obra em Balneário Camboriú

Dragagem para portos e alargamento de praias maior do que obra em Balneário Camboriú define empresa em SC

Por que trecho de duplicação em SC, perto de ponte, está recebendo cercas de tela