Na próxima semana, se completam dois anos da apresentação da prefeitura de Joinville do novo modelo de transporte coletivo. No entanto, a implantação ainda aguarda a licitação. Naquele momento, o planejamento era do lançamento da primeira concorrência dos ônibus na cidade até fevereiro de 2024. O prazo não foi cumprido e a estimativa, conforme o atual estágio de preparativos para o certame, é de publicação do edital até o final do ano. Neste momento, a documentação está em análise no Tribunal de Contas do Estado.

Continua depois da publicidade

O modelo apresentado em agosto de 2023, chamado de Sistema de Mobilidade de Joinville, definiu contrato de 15 anos, com possibilidade de prorrogação, em lote único – a ser atendido por uma só empresa ou um consórcio. O sistema contará com mais ônibus, linhas e horários. Os veículos não poderão ter mais de dez anos e terão de contar com ar-condicionado, wi-fi e câmeras, entre outros equipamentos. Ainda em 2023, foi lançada enquete sobre a cor dos ônibus. Também foram realizadas audiência e consulta públicas.

O novo modelo de bilhetagem permite integração fora dos terminais e até valores diferentes da passagem, conforme o horário, por exemplo. A construção de novo terminal da zona Norte, na região das universidades, entrou no pacote de obras, assim como reforma dos terminais e pontos de ônibus. A prefeitura alegou que o novo modelo implica em aumento do subsídio, que neste ano deverá passar de R$ 35 milhões. É a compensação paga pelo município às empresas de ônibus para reequilíbrio do contrato.

O prazo de envio da minuta do edital ao TCE, até dezembro de 2023, não foi cumprido devido a alegados ajustes. A documentação sobre a licitação chegou ao tribunal em março de 2025 e está em análise – o TCE prorrogou o prazo. Após a avaliação, estimada para ser concluída em setembro, o edital estará, em tese, em condições de ser lançado. A atual permissão dos ônibus teve prazo encerrado em janeiro de 2014 e foi prorrogada até que saia a concorrência.

SC contrata projetos e estudos para definir investimentos em porto

Continua depois da publicidade

Cidade do litoral de SC inicia dragagem emergencial, com contratação “inédita”

Prefeitura de Joinville vai contratar empresa para demolições

Novo “acesso” ao mar em cidade de SC fica pronto em novembro

Proposta de novo binário em Joinville passa por licenciamento

Volume de areia em novo alargamento em SC será quase três vezes maior do que obra em Balneário Camboriú

Dragagem para portos e alargamento de praias maior do que obra em Balneário Camboriú define empresa em SC