Próximo de ser reformado, com edital para as obras lançado na sexta-feira pelo governo do Estado, o ginásio Ivan Rodrigues foi cogitado para a demolição no início de 2023. A construção de uma nova edificação foi a recomendação inicial após avaliação das condições das edificações. O tema foi avaliado por meses e a opção acabou sendo pelo restauro. Também foi levada em conta a complexidade para o licenciamento de uma nova construção.
Continua depois da publicidade
Confira imagens do projeto
O edital prevê R$ 16,3 milhões para a reforma, a ser realizada em dois anos após a liberação da ordem de serviço. O ginásio não é usado para competições esportivas desde 2011. A gestão do espaço foi devolvida pela prefeitura de Joinville ao governo do Estado em 2017.
O projeto executivo da reforma foi contratado em 2022 e, no início do ano seguinte, houve a recomendação de construção de novo ginásio. As alegações foram de que a quadra não atendia as dimensões para competições oficiais, falta de acessibilidade, sistema elétrico em desacordo com as atuais normas, cobertura deteriorada, banheiros em número insuficiente, entre outras situações. Também foi avaliado o custo-benefício.
No segundo semestre de 2023, a decisão do Estado foi pela reforma, objeto inicial do projeto contratado no ano anterior. O restauro foi apontado como viável, enquanto o licenciamento de nova construção poderia levar mais tempo devido à complexidade. O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) comparou a restauração como equivalente a “praticamente a ginásio novo”. O parlamentar participa das tratativas sobre a recuperação do Ivan Rodrigues desde a década passada.
Interditado em SC, viaduto “mesa de sinuca” passa por monitoramento para reforma
Continua depois da publicidade
Primeira das três rampas de ponte de quase 1 km em SC começa a ser concretada
Fechado há mais de uma década, tradicional ginásio de Joinville tem edital lançado para reforma
Construção de área de escape de quase 500 metros em SC terá novo edital
Anunciado há dois anos, novo modelo de transporte coletivo em Joinville ainda aguarda licitação
SC contrata projetos e estudos para definir investimentos em porto
Cidade do litoral de SC inicia dragagem emergencial, com contratação “inédita”










