Em nova rodada de tratativas sobre o futuro de ferrovias, em iniciativa denominada Ferrosul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul acordaram em contratar estudo sobre a viabilidade de uma ferrovia comum aos Estados, em traçado que aproveitaria linhas ferroviárias existentes, com eventual construção de novos ramais de ligação.
Continua depois da publicidade
Os representantes das quatro unidades da federação que formam o Codesul também vão reforçar o movimento para buscar informações e participar da definição sobre a antecipação da renovação da concessão da Malha Sul, com atual contrato com duração até 2027. Os temas foram tratados em reunião nesta segunda-feira da Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, em Curitiba, com representantes indicados pelos governadores.
O Codesul vai comandar a avaliação sobre o traçado ferroviário comum entre os Estados da região Sul e o Mato Grosso do Sul. A última ferrovia inaugurada em Santa Catarina, entre Lages e Vacaria, fez uma ligação com o Rio Grande do Sul, por exemplo. O ramal entre Mafra e São Francisco do Sul, usado principalmente para exportação de grãos, tem ligação com o Paraná.
A Comissão Interestadual também definiu que serão marcadas reuniões com a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (Ministério dos Transportes), DNIT e ANTT para busca de informações sobre a prorrogação da concessão da Malha Sul, conforme informado pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Os governadores também devem se reunir com o Ministério dos Transportes e TCU.
“Os Estados vão mostrar aos órgãos federais que estamos unidos em torno de uma solução para a Malha Sul. Nós queremos fazer parte da discussão desse tema e não podemos ficar à margem. Esta reunião em Curitiba, é uma sequência da primeira organizada em Florianópolis pelo governador Jorginho Mello e demonstra que estamos buscando o nosso espaço”, alegou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Continua depois da publicidade
Dois trapiches com cais flutuante em SC, com alargamento de praia, têm pedido de cessão de área
Qual o tamanho do avanço das receitas da prefeitura de Joinville
Projeto para acabar com lei dos postes pintados de laranja em Joinville não foi adiante
Relatório faz mapeamento de novos cadastros de pessoas de situação de rua em Joinville
Perto da reforma, com edital de R$ 16 milhões, ginásio em Joinville foi cogitado para demolição
Interditado em SC, viaduto “mesa de sinuca” passa por monitoramento para reforma
Primeira das três rampas de ponte de quase 1 km em SC começa a ser concretada
