A etapa de aplicação do método de balanços sucessivos é considerada a mais complexa da construção da Ponte Joinville, em obras desde maio do ano passado. Nessa fase, a estrutura de concreto é feita in loco, isto é, não são usadas peças pré-moldadas. A partir de pilares de apoio, o concreto vai avançando em segmentos, as aduelas, até que todo o vão esteja preenchido. A ponte terá 980 metros de extensão, em nova ligação entre as zonas Sul e Leste da cidade. A construção está sendo feita sobre o rio Cachoeira e área de vegetação.

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A fase dos balanços sucessivos vai contar com gruas e a concretagem terá apoio de embarcações vindas pelo rio Cachoeira. As aduelas vão sendo concretadas, uma a uma, em avanço nos dois sentidos – um de cada lado do apoio. O andamento implica em logística complexa para assegurar o suprimento de materiais. A etapa dos balanços sucessivos deve iniciar no final do ano.

Neste momento das obras, estão em operação os equipamentos cantritravel, com guindastes se movimentando por meio de trilhos. A fase é de estaqueamento. Também está em andamento a fabricação das vigas de concreto. São 127 peças, com tamanho entre 33 e 45 metros de comprimento. A concretagem das rampas de acesso à ponte também foi iniciada.

O prazo inicial da ligação de 980 metros sobre o rio Cachoeira e área de vegetação é de conclusão em abril de 2026, mas está sendo avaliada a prorrogação por mais seis meses, pelo menos. Até agora, a execução está em 30%, conforme balanço divulgado pela prefeitura. O custo da construção é de R$ 314,2 milhões, incluindo requalificação de acessos.

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