A construção da Ponte de Guaratuba iniciou nesta semana a instalação dos estais, os cabos de aço de sustentação do setor central da estrutura. O primeiro par de estais foi colocado, para suporte do tabuleiro – a estrutura horizontal por onde passam os veículos. A ponte de 1.244 metros de extensão entre Guaratuba e Matinhos deverá ser concluída em abril de 2026. Neste momento, a execução está em 70% do previsto, dentro do cronograma.

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Os cabos de aço fazem a ligação do tabuleiro com as torres da ponte. Conforme divulgado pelo governo do Paraná, o sistema estaiado tem como principais benefícios o uso em grandes vãos. Na Ponte de Guaratuba, o vão será de 160 metros, com canal de navegação de 19 metros de altura por 90 metros de largura. Há redução dos balanços e vibrações, deixando o tabuleiro mais estável que uma ponte pênsil, tem processo de construção mais rápido, entre outras vantagens.

 “Muita gente pergunta ‘Por que uma ponte estaiada? É só pelo visual?’. A resposta é não. Ela tem um apelo estético e arquitetônico, mas, tecnicamente, permite vencer vãos maiores, ou seja, maiores distâncias entre apoios, coisa que não seria possível em estruturas comuns de vigas. Além disso, ela proporciona economia de materiais. O tabuleiro de uma ponte estaiada, que é a parte onde os veículos vão transitar, costuma ser mais esbelto, mais fino e mais leve”, afirmou o engenheiro Rodrigo Marques, gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, responsável pelas obras.

Na Ponte de Guaratuba, serão dois mastros principais, sendo que cada um deles terá 12 pares de. O estai é formado por um conjunto de cordoalhas, composta por sete fios de aço de alta resistência com três camadas de proteção anticorrosão: galvanização; aplicação de cera; e a capa de polietileno de alta densidade, conforme descrito pela divulgação do governo do Paraná.

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