A construção da Ponte de Guaratuba iniciou nesta semana a instalação dos estais, os cabos de aço de sustentação do setor central da estrutura. O primeiro par de estais foi colocado, para suporte do tabuleiro – a estrutura horizontal por onde passam os veículos. A ponte de 1.244 metros de extensão entre Guaratuba e Matinhos deverá ser concluída em abril de 2026. Neste momento, a execução está em 70% do previsto, dentro do cronograma.
Continua depois da publicidade
Confira imagens das obras
Os cabos de aço fazem a ligação do tabuleiro com as torres da ponte. Conforme divulgado pelo governo do Paraná, o sistema estaiado tem como principais benefícios o uso em grandes vãos. Na Ponte de Guaratuba, o vão será de 160 metros, com canal de navegação de 19 metros de altura por 90 metros de largura. Há redução dos balanços e vibrações, deixando o tabuleiro mais estável que uma ponte pênsil, tem processo de construção mais rápido, entre outras vantagens.
“Muita gente pergunta ‘Por que uma ponte estaiada? É só pelo visual?’. A resposta é não. Ela tem um apelo estético e arquitetônico, mas, tecnicamente, permite vencer vãos maiores, ou seja, maiores distâncias entre apoios, coisa que não seria possível em estruturas comuns de vigas. Além disso, ela proporciona economia de materiais. O tabuleiro de uma ponte estaiada, que é a parte onde os veículos vão transitar, costuma ser mais esbelto, mais fino e mais leve”, afirmou o engenheiro Rodrigo Marques, gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, responsável pelas obras.
Na Ponte de Guaratuba, serão dois mastros principais, sendo que cada um deles terá 12 pares de. O estai é formado por um conjunto de cordoalhas, composta por sete fios de aço de alta resistência com três camadas de proteção anticorrosão: galvanização; aplicação de cera; e a capa de polietileno de alta densidade, conforme descrito pela divulgação do governo do Paraná.
Rodovias federais de SC entram em portaria sobre concessões
Continua depois da publicidade
Dragagem de canal de portos e alargamento de praias em SC tem “largada” de prazos para obras
Aprovado projeto dos dois andares a mais em setores de 18 bairros de Joinville; confira mapa
Como vão ficar os acessos da Ponte de Guaratuba; vídeo mostra como será o percurso
Ponte “curva” em SC terá investimento de R$ 23 milhões nos acessos; edital é lançado
















































