Por meio de abaixo-assinado, a comunidade do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Araquari está buscando apoio para a construção de passarela na BR-280, no acesso ao campus, localizado às margens da estrada. O pedido é de instalação “urgente” da travessia na rodovia federal, como forma de reforço da segurança. A mobilização cita a ocorrência de acidentes de trânsito no local, inclusive com mortes, como em abril. A coleta de assinaturas começou nesta semana.
Continua depois da publicidade
Obras no lote 1 estão paradas
A comunidade do IFC tem em torno de 2 mil pessoas. O acesso ao instituto fica em um dos pontos mais movimentados da BR-280, na área urbana de Araquari. A iniciativa cobra também a retomada “imediata” das obras de duplicação da BR-280, como forma de garantir a segurança dos usuários. “A duplicação também é necessária para garantir fluidez para o trânsito de pessoas em uma das regiões do estado com maior densidade populacional e de carga para um dos maiores portos públicos do País”, alega a manifestação, em referência ao Porto de São Francisco do Sul.
O entorno do IFC faz parte do lote 1 da duplicação da BR-280, com traçado entre São Francisco do Sul e a BR-101, com 36 km. As obras começaram em 2018, com frente de trabalho no entorno do instituto, mas foram paralisadas no final de 2022. A alegação foi de revisão do projeto. O DNIT rescindiu o contrato em 2025 e agora prepara a retomada. A área do IFC, onde será construído viaduto, está mapeada para ser licitada ainda neste ano, junto com contorno de São Francisco do Sul.








