Em decreto com previsão de publicação ainda nesta quinta-feira, a prefeitura de Joinville deve ampliar a contingente de fiscalização das medidas de restrição do coronavírus, com inclusão de guardas municipais e agentes de trânsito. A ação faz parte da mobilização para reforçar a capacidade de fiscalização do município. Joinville e região estão recebendo também o reforço de 52 policiais militares para atuação exclusiva na vigilância das normas de prevenção à Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Joinville e região têm reforço de 52 PMs para atuação exclusiva na fiscalização de restrições

> Joinville receberá mais 4 mil doses das vacinas contra Covid-19 para ampliar vacinação de idosos

> Quais as principais mudanças com as novas restrições em Joinville

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

Os agentes e guardas já atuam na orientação em procedimentos referentes ao coronavírus. Com o novo decreto, em elaboração neste início da tarde de quinta-feira, também poderão notificar e multar, entre outros procedimentos, o eventual descumprimento das regras sanitárias. Esse trabalho vem sendo feito pelas patrulhas coronavírus, com participação de diferentes setores da fiscalização municipal (Vigilância Sanitária e da Agricultura e Meio Ambiente, por exemplo).

A maior força na fiscalização é uma das ações apresentadas pela prefeitura de Joinville nesta semana, após a reativação do gabinete de crise. As punições previstas em caso de descumprimento das regras são multas e interdição temporária dos estabelecimentos – a interdição pode ser ampliada para o período de ocorrência da pandemia, em caso de reincidências.