Ainda distante do contingente observado em anos anteriores, o número de eleitores na faixa etária entre 16 e 18 anos voltou a crescer em Joinville neste ano. Na comparação com o final do ano passado, esse eleitorado dobrou de tamanho, passando de menos de 700 alistados na Justiça Eleitoral para quase 1,4 mil. A atualização feita pelo Tribunal Superior Eleitoral traz dados até novembro. O avanço se repetiu em outras cidades do Estado.

Continua depois da publicidade

> Retrospectiva 2021: relembre os fatos mais impactantes de Joinville e região

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Neste ano, o alistamento eleitoral de jovens foi tema de campanha do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, inclusive com mobilização em setembro em Joinville. Entidades empresariais da cidade apoiam a iniciativa de incentivo ao voto.

Mesmo com a ampliação do cadastramento eleitoral em 2021, Joinville está distante de alcançar o contingente do passado: há duas décadas, eram mais de 5 mil eleitores na cidade com idades entre 16 e 17 anos, faixa etária na qual o voto é facultativo. A queda no interesse em tirar o título começou a cair nos últimos anos, em fenômeno nacional.

Continua depois da publicidade

No ano passado, com as restrições por causa da pandemia, a procura caiu ainda mais. Joinville tem hoje 410,7 mil eleitores aptos a votar, conforme o TRE. Maior colégio eleitoral de Santa Catarina, a cidade tem 8% do eleitorado do Estado.

> Investimentos de Joinville ficam abaixo da média nacional das prefeituras

> Desconto no ônibus fora do horário de pico teve estudo em Joinville, mas não está nos planos

> Mais movimento: quantos veículos passam pela BR-101 Norte no final do ano

​> Joinville utiliza apenas parte de empréstimo de R$ 100 milhões assinado em 2014