A nova edição do Joinville – Cidade em Dados mostra nova redução em terrenos baldios na cidade: agora são 17,8 mil lotes sem ocupação, quase 300 a menos em relação ao levantamento do ano anterior. Na comparação com cinco anos atrás, são 1,3 mil áreas que deixaram de ser vazias. Com isso, 6,4% dos lotes de Joinville na área urbana não têm utilização. O Cidade em Dados é divulgado anualmente pela prefeitura de Joinville, com a versão de 2025 apresentada na semana passada.

Continua depois da publicidade

Os dois maiores bairros em área na cidade no momento do levantamento (agora, o maior é o Vale Verde, recentemente criado) lideram também em número de lotes baldios. São 1,8 mil áreas sem uso no Paranaguamirim e outras 1,8 mil no Vila Nova. No Centro de Joinville, por onde está começando a aplicação do IPTU progressivo, são 51 imóveis.  Os dados da Secretaria da Fazenda não trazem a extensão das áreas. Parte dos imóveis têm restrições para o uso, como limitações ambientais, por exemplo.

Joinville aplica alíquotas mais altas de IPTU em terrenos baldios – se for um lote onde não é possível edificar, a alíquota é de 0,5% do valor venal, a mesma cobrada de imóveis residenciais com edificações. Os lotes sem uso podem ter alíquotas de 2%, 5% e 7%, conforme a localização. No total, Joinville tem 277 mil lotes, a maioria, 238 mil, utilizados para moradias.

Continua depois da publicidade