O uso de equipamentos para reduzir a possibilidade de captura acidental de tartarugas marinhas está entre as exigências da licença ambiental concedida pelo Ibama para as obras de dragagem do canal externo da baía da Babitonga, usado no acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá. O edital para a contratação das obras está em elaboração e deve ser lançado até o final do ano, com início dos trabalhos no primeiro semestre de 2025. A duração da dragagem será de dez meses, a partir da ordem de serviço.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A licença ambiental elenca a necessidade de instalação de defletores na cabeça de dragagem. São equipamentos comuns nessa modalidade de dragagem: os defletores vão arrastando os sedimentos antes da sucção, afastando do local os animais que eventualmente estejam no fundo do mar. Há diferentes modelos de defletores, sendo que no caso da licença, foi indicado o modelo rígido. A draga deve contar ainda com outros equipamentos, para rastreamento e monitoramento dos trabalhos. Há uma série de outras normas a serem atendidas em relação à operação.

Dragagem teve licença liberada

A dragagem do canal externo da Babitonga, com suavização de curva, tem permissão para a remoção de 12,8 milhões de metros cúbicos, sendo que até a metade será usada no alargamento de praias em Itapoá. Com as obras, o calado do canal será ampliado de 14 para 16 metros, o que permitirá o acesso de cargueiros de maior porte, com até 366 metros de extensão.

Continua depois da publicidade

Estudo sobre modelagem de gestão em hospital de Joinville tem mais prazo

Projeto para ferrovia de R$ 1,6 bilhão entre portos em SC entra na reta final

Qual a escolaridade média no mercado de trabalho em Joinville

Catamarãs serão utilizados em travessia no litoral do PR

Perto dos dez anos, Plano de Mobilidade de Joinville passa distante da campanha eleitoral

Ponte entre duas cidades de SC, para reforçar turismo e “encurtar” 35 km, terá projeto

Redução de passageiros nos ônibus em Joinville ocorreu também entre quem tem gratuidades

Destaques do NSC Total