A elaboração do projeto executivo para a construção de ferrovia entre dois complexos portuários de Santa Catarina está entrando na reta final. A estrada de ferro em estudo tem 62 quilômetros de extensão, entre Araquari – que já conta com ramal até São Francisco do Sul – e Navegantes, cidade que forma polo portuário com Itajaí. A outra ferrovia em fase de projeto em Santa Catarina é para o traçado entre Chapecó e Correia Pinto, com 319 quilômetros.
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A execução do projeto da ferrovia entre portos foi iniciada no final de 2022. Até agora, foram desembolsados R$ 5,7 milhões dos R$ 7,2 milhões do contrato, com duração até fevereiro de 2025. A estimativa de custo fica em torno de US$ 300 milhões (montante equivalente a R$ 1,6 bilhão), valor que será atualizado ao final do projeto executivo.
A ferrovia em operação no Norte
Em 2022, a estimativa era de que a ferrovia entre os portos possa transportar 15 milhões de toneladas por ano – em uma comparação, o Porto de São Francisco do Sul movimentou 16,9 milhões de toneladas no ano passado, em desempenho recorde. Neste momento, não há definição de origem dos recursos para a construção da nova ferrovia para atender aos terminais portuários, processo que deve ser acelerado no ano que vem, com a conclusão do projeto.
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