O estudo sobre as possibilidades de novos locais de captação da estação de tratamento do rio Cubatão foi entregue à Águas de Joinville. O trabalho contratado pela companhia de saneamento no ano passado, após o acidente na SC-418, agora está em análise interna, para definição se a água será captada também em outro ponto. O estudo foi solicitado pela Águas após o acidente com caminhão na SC-418, no início do ano passado. O episódio levou a derramamento de produto químico em rios da região e paralisação da estação por 20 horas, de forma preventiva. Mais pontos de captação seria uma forma de garantir o fornecimento de água para tratamento em caso de necessidade.

Continua depois da publicidade

Os mananciais de Joinville

O estudo contratado pela Águas de Joinville avaliaria a viabilidade de três novos pontos de captação, incluindo o rio Quiriri. A eventual definição de novo local analisa série de condicionantes, como vazão e qualidade de água. distância da estação, custos, facilidade de acesso, necessidade de desapropriações, acesso de energia elétrica, complexidade para as obras e manutenção, entre outros critérios.

A estação em Pirabeiraba é o principal manancial da cidade, com parcela próxima de 70% do abastecimento de Joinville. Neste momento, devido ao período sem chuvas, o rio Cubatão está com nível mais baixo, mas dentro da normalidade. A estiagem provoca a menor vazão, o que contribui para a maior concentração de microrganismos e compostos na água. O fenômeno natural motivou a alteração de gosto e sabor na água – que foi considerada própria ao consumo.

Imagens da estação do Cubatão

Rodovia estadual de SC terá construção de novo viaduto

Cidade do litoral de SC tem novo decreto de situação de emergência

Continua depois da publicidade

Acordo de SC e PR sobre royalties do petróleo terá obra de duplicação de R$ 300 milhões

Ponte “curva” de R$ 26 milhões em SC tem sinal verde para cessão de área

Quando começa a dragagem emergencial em canal de acesso ao mar em cidade de SC

Quantos empregos foram criados em Joinville no primeiro semestre do ano