A prefeitura de Balneário Barra do Sul tem a estimativa de iniciar a dragagem emergencial no canal de navegação nos próximos dias, com possibilidade de chegada da draga nesta semana. O serviço será realizado no canal de acesso ao mar, com saída na boca da barra, onde há molhes. Os estudos para a ampliação dos molhes e para outras iniciativas mais duradouras de proteção da costa, continuam em andamento. As obras são estimadas em R$ 30 milhões, em recursos ainda a ser buscados.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
A dragagem no canal de navegação será realizada após o município ter decretado situação de emergência no local, ainda em maio. A medida foi tomada devido ao assoreamento, com dificuldades para navegação das embarcações pesqueiras e de turismo. A prefeitura de Balneário Barra do Sul terá a dragagem feita sem custo porque foi utilizada lei estadual, em vigor desde janeiro.
Pela legislação, o “pagamento” pelas dragagens emergenciais pode ser feito com os sedimentos a serem retirados. Nesse modelo, o material removido pode ser comercializado. Parte dos sedimentos será usada na recomposição da orla em segmento mais afetado pela erosão costeira, com queda de árvores.
Quantos empregos foram criados em Joinville no primeiro semestre do ano
Continua depois da publicidade
Porto de SC tem movimentação de mais de 500 mil contêineres no ano
Como será novo planetário previsto para SC; obras têm previsão de edital
Quantas multas são aplicadas no estacionamento rotativo de Joinville; entidades querem novo modelo
Contratação de projeto para maior lote da Via Mar, com túnel duplo, tem nova estimativa em SC
Prorrogação da concessão da BR-101 Norte em SC pode levar mais tempo
Cidade de SC faz contratação emergencial para canal de acesso ao mar











